Fix it! (O tempo de consertar)

Fix it! (O tempo de consertar) Referência Data
Gênesis 13:8-9 03/11/2015

“Mas chega o dia em que a gente / Decide não insistir nos mesmos erros / É quando a gente percebe / Que o tempo não esperou / Que o passado não se consertou[1]”. Somos procrastinadores. Dentro de nós existe uma capacidade de adiar tomada de decisões. E nós a usamos, sem medo e sem dó. Muitas vezes, sem pensar duas vezes. Deixamos as coisas acontecerem, como diz a canção que acaba de ser citada, esperando o tempo consertar sozinho os erros que nós cometemos. Esperamos que algo aconteça, mas nada acontece. E somente em momentos de caos percebemos o quão destrutivo foi o “aguardar” de todo esse tempo. O tempo não conserta erros. Atitudes consertam erros. Foi o que aconteceu com Abrão: ele precisou tomar uma atitude nada fácil.

NÃO HAJA DESAVENÇA: ENFRENTANDO O CONFLITO. “Receita para ser infeliz: começe a agradar a todos[2].”. Eu não sei se Abrão era uma dessas pessoas que gostava de agradar a todos, mas certamente ele gostava de agradar Ló. Todavia, Abrão começou a ter problemas em dividir a terra com o sobrinho e a situação impos a Abrão uma tomada de atitude. Era preciso reconhecer que Ló era um problema nesse momento. Existem pessoas que nos inspiram, talvez que até já foram referência para nós em algum outro momento. Mas chega o tempo em que elas já não fazem parte do nosso momento. E nós sabemos disso, temos certeza disso no nosso coração, mas ainda assim insistimos em permanecer com elas. “Para nos irmos pro centro da vontade de Deus, ele nos tira do nosso lugar de conforto[3].”. No seguir da viagem, Abrão chegaria à terra da sua promessa. Mas não estava previsto que Ló entrasse com ele. Talvez foi difícil para Abrão deixar Ló, mas foi necessário, para que Deus pudesse agir. Será que hoje Deus está nos direcionando a deixar alguma coisa, alguma pessoa, algum lugar? “Observe os sinais que te direcionam[4]”  e tome a decisão correta.

VAMOS SEPARAR-NOS: A DECISÃO. É chegado o tempo de consertar o erro: Abrão deixaria Ló e seguiria viagem. O rebanho de Ló provavelmente cresceu também nesse tempo, o que gerou o conflito por terras. “Meus pecados crescerão enquanto eu alimentá-los / Pois demônios que eu crio, só eu posso calá-los[5]”. Algumas escolhas que fazemos alimeta justamente aquilo que nos afastam de Deus. É nossa obrigação tomar uma atitude em Deus que resolva esse tipo de situação que nós mesmos criamos. Não somos mais crianças que, inconsequentemente decidem coisas erradas. Nós sabemos a consequencia dos nossos atos. Creio que Abrão sabia que mais cedo ou mais tarde abandonaria Ló, era só uma questão de tempo. E a decisão foi tomada: a separação anunciada. Finalmente, a liberdade desejada por Deus à Abrão. E mais mudanças viriam em sequencia. O movimento da decisão de Abrão geraria na vida dele a reafirmação da promessa futura (a descendência) e a promessa para o momento atual (as riquezas), como lemos Gênesis 13:14-17. Quando o movimento de nossa decisão gera a ação de Deus em nossas vidas, começamos a viver a realização das promessas em vida e no momento oportuno, assim como Abrão.

ESQUERDA OU DIREITA: O PODER DA ESCOLHA. Segundo Rodovalho, 2011, Deus nos deu o direito de escolha porque ele acredita que todo o conhecimento e intelectualidade que temos é suficiente para fazermos boas escolhas, porém algumas vezes não sabemos usufruir desse privilégio e tomamos as decisões erradas, não por não sabermos, mas por querermos as coisas da nossa maneira[6]. E isso é catastrófico, porque Deus não nos mostra todo o processo assim que descobrimos nosso chamado nele[7], ele vai nos dizendo, passo a passo, que direção tomar. Quando Abrão decidiu separar-se de Ló, ele não escolheu para onde iria. Deixou essa escolha a ser feita por Ló. E Ló faz a “melhor escolha” aos seus próprios olhos[8], deixando Abrão com uma visão de futuro não promissora. Mas é assim a vida com Deus: uma grande aventura diária, onde você descobre, a cada dia, as maravilhas que Deus pode fazer em sua vida.

“Sei que a razão não responde aos meus anseios / O que eu posso esperar? / Enquanto caminhando aqui (não é o meu lugar) / Do tempo que me resta / Levo a fé no caminhar[9]” Só nos cabe confiar nele. E sempre valeu a pena.

[1] Daniela Araújo, Entrega. CD: Criador do mundo.

[2] Pastor Sérgio Hornung. https://zepka1.wordpress.com/2015/03/17/emocao-ou-devocao/ – acesso em 03/11/2015

[3] Helena Tannure. https://zepka1.wordpress.com/category/2011tua-gloria-venha/ – acesso em 03/11/2015

[4] idem

[5] Daniela Araújo, Entrega. CD: Criador do mundo.

[6] Rodovalho, Robson. Para Ser Feliz. Brasília: Sara Brasil Edições, 2011.

[7] Pastor Lucinho Barreto. https://zepka1.wordpress.com/2015/09/30/verdades-e-mentiras-sobre-o-chamado/ – acesso em 03/11/2015

[8] Gênesis 13:10

[9] Oficina G3. Confiar. CD Histórias e Bicicletas.

Leave a comment