Ajustando a capacidade produtiva (uma oportunidade de mudança)

Ajustando a capacidade produtiva

(uma oportunidade de mudança)

Referência Data
Gênesis 13:5-7 28/10/2015

Uma das disciplinas do curso de “Administração” é “Administração da produção”. Nela, estudamos todas as atividades diretamente ligadas à produção de bens ou ao fornecimento de serviços”[1]. Ao ler o texto de Gênesis 13:5-7 me deparei com uma situação que em muito me lembrou com esse foco de estudo, caracterizando-se com uma dificuldade de Abrão em gerenciar a sua produção (a chegada na terra prometida) em função de uma situação ocorrida com Ló.

SUBPRODUTO. Em produção, subproduto é um resultado de um processo produtivo: temos a entrada (matéria prima), o processo de transformação e o produto (desejado) e o subproduto (as vezes indesejado). Aqui, percebemos a riqueza de Ló como um subproduto indesejado à amizade de Ló e Abrão. Algo que se imporia como um obstáculo à sequencia da viagem. Dentro da produção, precisamos dar um destino adequado ao subproduto, que poderá servir de matéria prima para alguma outra coisa. No entanto, aqui, não percebe-se outro destino senão o descarte do subproduto Ló. Assim somos nós, muitas vezes Deus quer nos levar a um novo nível de intimidade e de relacionamento com ele. Um novo passo em direção à terra da nossa promessa. Todavia, para isso, precisamos deixar de lado algumas coisas que nos trazem transtornos, mas as vezes já estamos adaptados ou até mesmo apegados à elas.

ESPAÇO. O transtorno da falta de espaço. No lugar onde estavam, já não havia espaço para Abrão, Ló e os rebanhos e tendas de ambos. Isso porque o espaço era apropriado à apenas uma família. E estamos frente à ocupação de duas. A lei da impenetrabilidade (física) nos diz que “dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo”[2]. Agostinho taduz-nos esse princípio, que além de físico é espiritual, dizendo que: “Um homem cujas mãos estão cheias de pacotes não pode receber um presente[3]. A disposição de Deus em nos abençoar é sempre a mesma, mas nós precisamos abandonar algumas coisas, para assim ceder espaço à receber de Deus. Se você precisa de algo novo de Deus talvez seja a hora de abandonar alguma coisa que já não te produz resultados, mas pelo contrário te estorva. Existe em nós um apego ao que nos funcionou no passado, e com um sentimentalismo infundado prefirimos reter o que não nos serve para não precisar passar pela dor da perda. Mas, se queremos algo novo, precisamos nos esvaziar do que é velho.

LIMITE DA CAPACIDADE. Todo sistema produtivo tem sua capacidade máxima. Ela pode ser determinada pela quantidade de mão de obra empregada, as instalações ou máquinário. Quando a produção atinge sua capacidade máxima, qualquer esforço para aumentá-la será improdutivo, a menos que façamos investimentos para aumentá-la ou descartar algumas coisas desnecessárias e improdutivas. A terra não suportava Abrão e Ló juntos. Esse grito de alerta chama a atenção para a necessidade de mudança. Deus dá aqui, uma oportunidade à Abrão de consertar um erro cometido há tanto tempo: trazer Ló consigo de Ur, na viagem rumo à terra da promessa. Quando chegamos à Deus estamos cheios de erros, mágoas, pecados. Sentimentos antigos que nos aprisionam por dentro e forjam quem somos e a maneira que nos encontramos. Todavia, o amor de Deus por nós em sua imensidão abre-nos a porta da graça e “Cristo nos aceita como somos, mas quando ele nos aceita, não podemos permanecer como somos”[4]. E é nesse momento que somos confrontados com nossa realidade: ou fazemos um investimento para que seja possível sermos transformados pela imagem de Cristo ou permaneceremos onde chegamos e não teremos novos rendimentos até que nos desapeguemos e deixemos para trás o despensável.

SET-UP. Em produção, set-up significa custos de preparação, ou seja, o tempo que se perde de estar produzindo algo em função de preparações. É um tempo perdido, que visa-se minimizar[5]. Assim como a desavença entre os pastores de Ló e Abrão. Esse set-up trouxe-se a Abrão prejuízos, como o abalo de relacionamento entre ele e Ló, e a necessidade de gerenciar um conflito que apenas serviu para roubar tempo e foco do necessário. Porém revelou uma oportunidade: era tempo de tomar uma decisão.

FOCO NO RESULTADO. Perder tempo com distrações precisa ser algo a ser consertado com a maior velocidade possível. O v.7 nos fala que Cananeus e Ferezeus habitavam a terra. Um lembrete à real prioridade: expulsá-los e tomar posse da terra. Abrão estava perdendo seu tempo com distrações.

Que possamos passar tempo com Deus, aproveitar nosso tempo em Betel[6] e deixar ele trazer alguns incômodos à tona, a fim de sermos curados por ele e recebermos uma nova orientação, ou um lembrete e uma metodologia para executar a orientação antiga.

[1] Stevenson apud Peinado e Graeml (2007 p. 50)

[2] Impenetrabilidade. https://pt.wikipedia.org/wiki/Impenetrabilidade – acesso em 28/10/2015.

[3] Agostinho apud Philip Yancey in Maravilhosa Graça. São Paulo: Editora Vida, 2001.

[4] Walter Trobisch apud Philip Yancey in Maravilhosa Graça. São Paulo: Editora Vida, 2001.

[5] Tubino, 2008.

[6] Gênesis 13:1-4

Leave a comment